VIGILÂNCIA SANITÁRIA FECHA A SEMANA COM 270 INSPEÇÕES VOLTADAS A IRREGULARIDADES REFERENTES À COVID-19

VIGILÂNCIA SANITÁRIA FECHA A SEMANA COM 270 INSPEÇÕES VOLTADAS A IRREGULARIDADES REFERENTES À COVID-19

19 de abril de 2020 0 Por Francisco Avelino

Em quase um mês, foram fiscalizados 771 estabelecimentos em ações que passaram também por farmácias de olho na venda ilegal de testes para o novo vírus

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses, realizou neste sábado, 18/04, nova operação específica para conferir irregularidades relativas ao coronavírus em mercados, drogarias e demais estabelecimentos autorizados a funcionar.

Técnicos do órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde fizeram mais quatro ações direcionadas e aplicaram infrações, por falta de higiene.

A equipe atua 24 horas desde a última segunda-feira (13/04) para atender, em especial, a demandas da Central 1746. Na semana inteira, foram feitas 270 vistorias, com 69 multas, a maioria, por falta de higiene e de dispensadores de sabão líquido e de papel-toalha, além de irregularidades na venda do álcool 70% em gel.

Em quase um mês da operação iniciada em 19 de março, foram inspecionados 771 estabelecimentos, com as ações resultando em 161 infrações.

Quais os estabelecimentos
Os estabelecimentos são hortifrútis, supermercados, lojas de conveniências de posto de combustível e farmácias, entre outros pontos comerciais, onde os técnicos conferem a limpeza do local, os uniformes dos funcionários, sistemas de climatização e água, gerenciamento de resíduos, aspectos estruturais e demais condições higiênico-sanitárias.

Na sexta-feira (17/04), por exemplo, as equipes inspecionaram 52 comércios e aplicaram 11 infrações, todas por questões sanitárias essenciais à prevenção do novo vírus. Fiscais estiveram em duas farmácias para verificar a venda ilegal de testes rápidos para Covid-19, mas sem confirmação das denúncias.  

Orientações aos funcionários As equipes reforçam também as orientações sobre as normas a serem cumpridas, como a obrigatoriedade de sabão, papel-toalha descartável e lixeira com tampa e acionada por pedal em banheiros, que ganham adesivos com mensagens que alertam para a importância da higienização das mãos.

As ações envolvem técnicos das coordenações de Fiscalização Sanitária, de Alimentos, de Engenharia e de Saúde, e ainda do Núcleo de Integração de Fiscalização em Ambientes de Trabalho (Nifat), todas integrantes da equipe de plantão 24 horas para demandas do 1746.

Álcool gel para análise – Denúncias sobre irregularidades no álcool 70% motivaram nesta sexta o recolhimento de amostras do produto comercializado em dois estabelecimentos farmacêuticos de Campo Grande, na Zona Oeste, com o material seguindo para análise.

A Vigilância vem intensificando as fiscalizações em lojas do seguimento desde segunda-feira (13/08), quando recebeu as primeiras denúncias sobre testes rápidos em lojas do Leblon e da Barra da Tijuca. Nos últimos seis dias, foram vistoriadas 34 farmácias, nove delas a partir de demanda da Central 1746 sobre a venda e a realização do produto, práticas reguladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apenas para unidades hospitalares. No total, os fiscais aplicaram 5 multas e apreenderam álcool gel em oito comércios.  

Imagem inline 1Assessoria de Comunicação SocialSubsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de ZoonosesSecretaria Municipal de Saúde – Prefeitura do Rio