Em tempos de quarentena, não se esqueça de combater a dengue

Em tempos de quarentena, não se esqueça de combater a dengue

2 de abril de 2020 0 Por Francisco Avelino

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Presidente Kennedy faz uma alerta à população para combate e controle do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

Os agentes de endemias da Secretaria Municipal da Saúde continuam combatendo e identificando focos do mosquito, além de orientar ao moradores nos cuidados para evitar a proliferação do mosquito. 

Por um período os agentes não irão poder visitar as residências por precauções quanto a quarentena. Os trabalhos de combate ao Aedes continuam em oficinas, borracharias, praças, cemitérios e outros que são classificados como pontos estratégicos.

Neste momento a secretaria de saúde de Presidente Kennedy pede que cada morador se mantenha em casa de quarentena e que cuide de sua residência não deixando água parada. O que menos precisamos agora é uma epidemia de dengue zika ou chikungunya.

A participação da população é fundamental no combate ao vetor e começa redobrando os cuidados dentro da sua própria casa.

Dicas de prevenção

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados;

– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.;

– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

– Não deixe acumular água nos pratos de plantas;

– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Se tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto;

– Escolha um dia fixo na semana para fazer eliminação dos focos.

Cuidados domésticos fazem toda a diferença Prefeitura de Presidente Kennedy Fota da Secretaria de Comunicação de Presidente Kennedy ES