“Programa Saúde do Homem” no Residencial Carlos Marighella

“Programa Saúde do Homem” no Residencial Carlos Marighella

24 de novembro de 2019 0 Por Francisco Avelino

O Residencial Carlos Marighella (Condomínio do Minha Casa Minha Vida), em Itaipuaçu, recebeu no último sábado (23/11), em alusão ao Novembro Azul, uma edição especial do Programa Saúde do Homem. Promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde a ação que teve início as 9h e termino ao meio dia, foi realizada pela equipe da Unidade Básica de Saúde Carlos Marighella.

Exclusivamente voltado para o público masculino, no local, foi possível aferir pressão, glicemia, realizar teste rápido de HIV, Sífilis, HVB e HVC, além de agendamento de exames diversos, estre eles, o de PSA (exame utilizado para o diagnostico do câncer de próstata).

“Diferentemente de nós mulheres, culturalmente homens não procuram uma unidade de saúde para realizar exames. Normalmente quando vão é por que a esposa ou a mãe tomaram a iniciativa e, por isso, nossa equipe que atua no Posto de Saúde que fica aqui dentro do condomínio pensou nesta ação de hoje”, contou Caroline de Lima, técnica de enfermagem da Unidade Básica de Saúde Carlos Marighella.

“Show de bola essa ação. Sou cadeirante e ter esse atendimento aqui dentro do condomínio facilita muito”, afirmou Edgley da Conceição, de 42 anos, morador do residencial há dois anos.

“Nós homens somos um pouco preguiçosos e até resistentes quando o assunto é cuidado com nossa saúde e uma iniciativa como essa, no quintal da nossa casa, é mais que um estímulo, é na verdade um convite para nos cuidarmos” disse Roberto do Nascimento, de 51 anos.

“Se a esposa não pega no nosso pé, nós enrolamos e não fazemos nada, mas quando o atendimento está tão perto não tem desculpa. Inclusive eu faço parte da associação de moradores do condomínio e ajudei a espalhar que hoje teríamos esse atendimento direcionado para os homens do condomínio”, contou Adevoldir Machado, de 53 anos.

“Nós do laboratório trazemos hoje aqui a disponibilidade para que todos os homens moradores do condômino, principalmente os com idade a partir dos 35 anos, possam fazer o teste de PSA. Mas é importante frisar que, além desta ação pelo Novembro Azul, a população masculina de Maricá pode e deve nos procurar no Hospital Municipal em qualquer época do ano. Seja para tirar duvidas ou para a realização de exames. Inclusive temos atendimento fora do horário comercial justamente para atender a todos os pacientes, independentemente do seu respectivo horário de trabalho”, destacou o biomédico Wilson Junior, coordenador do laboratório do Hospital Municipal Conde Modesto Leal.