Sarau de poesias, dança e música na EM Profº Ataliba de Macedo Domingues

Sarau de poesias, dança e música na EM Profº Ataliba de Macedo Domingues

21 de novembro de 2019 0 Por Francisco Avelino

Uma atividade diferente reuniu no último sábado (09/11) familiares e alunos do 1º ao 5º ano (6 a 14 anos) do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Ataliba de Macedo Domingues, localizada na Morada das Águias, em Itaipuaçu. Um sarau de poesias com apresentações de músicas, capoeira e danças foi realizado no ginásio da quadra.

De acordo com a diretora da unidade, Mariângela Nascimento, o objetivo do encontro foi mostrar e compartilhar para toda a comunidade o trabalho artístico e cultural que é desenvolvido com os alunos ao longo do ano. “É valorizar o trabalho cultural dos alunos e oferecer à comunidade a oportunidade de ter acesso a uma mostra cultural. A localidade é carente de eventos e de cultura de uma certa forma”, afirmou.

Na opinião do professor de música da unidade, Alexandre Esmério, o trabalho musical deveria ser desenvolvido em todas as escolas municipais. Para ele, além de estimular um lado socioeducativo, a música também promove a inclusão social.

“Que esse projeto de banda venha a ser enraizado em todas as escolas do município. Isso é muito importante para ocupar a mente dos jovens, além de ser importante para a própria cidade. Quando tiver o 26 de maio, por exemplo, dia do aniversário da cidade, ter aquele desfile com todas as escolas com banda. Será lindo e maravilhoso”, comentou o professor que dá aula de ritmo, teoria da percussão, melodia, canto e de instrumentos como lira, surdo e caixa.

Nascida e criada no bairro Jardim Atlântico, em Itaipuaçu, Maria de Luna, de 46 anos, aprovou a iniciativa do projeto. “É bom para ter uma intimidade entre os alunos e os pais, ou seja, ter mais contato para as crianças ficarem por dentro dos fatores culturais. Acho muito favorável ter eventos assim”, avaliou.

Ao seu lado, sua filha Bruna de Luna, de 10 anos, falou sobre a oportunidade de poder desenvolver atividades culturais na escola onde estuda. “É legal porque vamos desenvolvendo novas culturas e sabendo mais o que é cada instrumento e o som que ele reproduz. É muito bom fazer parte do grupo porque todo mundo se desliga da tecnologia e vai aprendendo novas coisas. É um desenvolvimento bom para todas as crianças”, ressaltou.

O evento com ainda com um lanche oferecido aos que assistiam às apresentações.