Prefeitura realiza 2ª audiência pública com a “Comunidade Praia Itaipuaçu”

Prefeitura realiza 2ª audiência pública com a “Comunidade Praia Itaipuaçu”

18 de novembro de 2019 0 Por Francisco Avelino

A Prefeitura, através da Secretaria de Habitação e Assentamento Humanos, realizou na última quinta-feira (14/11) a segunda audiência pública com a localidade Praia Itaipuaçu. O encontro, que teve como objetivo a aprovação e assinatura das declarações para dar visibilidade ao Programa de Regularização Urbanística e Fundiária da localidade, foi realizado na casa de uma das seis famílias beneficiadas, localizada na Rua Três, s/nº, entre as quadras 54 e 58, em Itaipuaçu.

De acordo com a pasta um primeiro encontro já havia sido promovido do dia 21 de outubro deste ano, no qual, as seis famílias beneficiarias foram apresentadas a cada etapa do programa regularização urbanística de maricá.

“Aqui moramos minha esposa, minhas filhas e eu e, na minha avaliação, desde o primeiro encontro a equipe da Prefeitura tem sido muito transparente e profissional, sempre tirando todas as nossas dúvidas”, contou Marcio José dos Santos, de 32 anos, morador há mais de 10 anos. “Não tínhamos conhecimento de que essa regularização era possível e muitas vezes deixei de fazer melhorias aqui por medo de perder minha casa, mas agora tudo será diferente”, avaliou o morador.

“Moro aqui há cinco anos e o sentimento hoje é de felicidade. Essa iniciativa me trouxe paz e tranquilidade. Inclusive agora posso pensar em investir na melhoria da minha casa, pois sei que não será em vão e que no futuro não corro o risco de perder a moradia”, afirmou Walkiria Ramalho Soares, de 51 anos.

Durante a audiência a secretária de Habitação, Rita Rocha, aproveitou a oportunidade para esclarecer alguns questionamentos referentes ao Programa Endereço Certo.

“Há um grande equívoco na fala de pessoas quando afirmam que esse programa estimula a ocupação irregular de áreas públicas em Maricá”, afirmou Rita Rocha. “O programa não favorece e nem tão pouco incentiva esse tipo de ocupação”, completou. “O que a Prefeitura de Maricá está fazendo é simplesmente a aplicação de uma lei federal que busca dar dignidade a famílias que verdadeiramente moram há mais de cinco anos nestas localidades e, para isso, seguimos todos os critérios previstos nessa legislação”, garantiu a secretária.

Rita Rocha disse ainda que a Secretaria de Habitação está à disposição para quaisquer esclarecimentos e de portas abertas para receber e atender todos os grupos da sociedade.

A Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos de Maricá funciona das 8h as 17h na Av. Antônio Vieira Sobrinho, nº 4, esquina com a Rua Dr. Milton de Souza Pacheco, nº 24, Lote 06, Quadra Q, Parque Eldorado/Centro – Tel.: 21 26372052, ramal 813.