Escola Municipalizada do Retiro promove o projeto “Plantando o Futuro”

11 de novembro de 2019 0 Por Francisco Avelino

Com o objetivo de orientar os alunos sobre a conscientização ambiental e a sustentabilidade, a Escola Municipalizada do Retiro, situada no mesmo bairro, promoveu no último sábado (09/11) a 3ª Feira de Ciências com o projeto “Plantando o Futuro”. Trata-se de uma mostra com exposições de insetos, mudas e ervas encontradas da região como salsa, cebolinha e coentro.

De acordo com a diretora da unidade, Adriana Ribeiro, o objetivo da feira é incentivar que cada criança tenha uma horta em casa, um canteiro com temperos e ressuscitar as ervas medicinais tão eficazes no tratamento de doenças.

“Vivemos em um local rural em que as pessoas não aproveitam o solo para sua subsistência. Os quintais estão virando lixões e não são usados mais para plantar. Ao invés de ter uma área preservada, temos um espaço entulhado e que prolifera ratos. Queremos que eles voltem a plantar e a cuidar de terra. A nossa escola é uma escola verde”, salientou.

Um dos projetos apresentados na feira foi a “Árvore do Futuro”, denominada pelos próprios alunos. Nela, ao invés de pendurar gaiolas com o propósito de “cuidar” das aves, os estudantes colocaram caixas de leite abertas de forma que pudessem deixar as sementes para os pássaros se alimentarem.

“É uma comunidade que gosta muito de natureza. Trabalhar esse assunto com eles é muito fácil, pois têm o hábito de criar em casa pássaros presos em gaiolas. Trouxe a ideia de aproveitar as aves de forma livre e cuidar sem que precise estar presa neste instrumento”, contou a professora do 4º e 5º ano, Elaine Ferreira Lessa, de 30 anos.

Integrante da equipe que confeccionou a “Árvore do Futuro”, a aluna do 5º ano, Isabela Ritz, de 10 anos, contou como foi a experiência. “Foi bem legal. É mais uma experiência que temos e que levamos para o resto da vida”. Assim como a jovem, outra componente do grupo, Yasmin Santos, de 10 anos, também gostou da vivência. “Foi uma experiência e uma forma de incentivar os outros colegas a plantarem”, analisou.

Para a vendedora Luciana da Silva Mendes, de 39 anos, a feira superou todas as suas expectativas. “Saí de minha casa pensando que ia ser um evento pequeno. Como é o primeiro ano da minha filha aqui na escola, tinha uma outra visão sobre a feira. Achei interessante, pois aproxima a relação da escola com os pais”, pontuou a mãe da Luna da Silva, de 8 anos, aluna do 3º ano do Ensino Fundamental.