O mundo das motos também é das mulheres

O mundo das motos também é das mulheres

8 de novembro de 2019 0 Por Francisco Avelino

Encontro nacional é realizado por motoclube feminino na Concha Acústica de Niterói neste fim de semana

Atualmente, o ambiente do motociclismo ainda é predominantemente masculino, algo que fica nítido ao visitar oficinas mecânicas ou competições, por exemplo. Talvez por isso, o malquisto preconceito continua lá. Mas assim como em todos os setores da sociedade, elas vêm conquistando o seu espaço e respeito também no motociclismo.

Conta a história que O Motor Maids foi fundado em 1940 por duas senhoras que queriam tornar mais fácil (e mais seguro) para as mulheres pilotarem suas motos. As poucas mulheres que pilotavam até então eram muitas vezes assediadas pelos homens e não eram levadas a sério, como era comum naquela época.

As mulheres que conduziam motocicletas antes do Motor Maids surgir tinham que ser mais corajosas do que habilidosas. Elas lutaram contra os preconceitos predominantes da época, que “garotas agradáveis não andam de moto”, e todas as mulheres pioneiras tinham histórias sobre serem jogadas para fora da estrada ou incomodadas. Uma motociclista foi presa durante um passeio de cross-country em 1900, por “usar roupas masculinas!”

Hoje cenário é outro. Respeitadas e apadrinhadas pelos motoclubes masculinos, por todo país, nascem os motoclubes femininos formados somente por mulheres com atitude que não só pilotam suas motos, mas criam verdadeiras “irmandades”, como acontecem com os motoclubes masculinos.

De olho nesse cenário, um motoclube fundado no ano passado no Piauí, Minerva´s MC, é formado somente por mulheres motociclistas e já conta com integrantes de todo Brasil. Para celebrar as mulheres e suas motos e confraternizar com os homens, as Minerva´s, chegam ao Estado do Rio, inaugurando sua sede em Niterói, realizando um grande encontro.

O III Encontro Nacional Minerva´s MC é um evento voltado para o público feminino que gosta de motos, cerveja e rock. Para a presidente nacional do motoclube, Selene Haydée , a proposta do evento é destacar o papel da mulher no mundo do motociclismo, desmitificar e atrair novas adeptas. “Não queremos fazer um evento feminista e sim feminino. Além de reunir motoclubes femininos e masculinos, queremos mostrar para a mulherada que lugar de mulher também é pilotando uma moto ou aonde ela quiser”, diz Selene, que virá do Piauí especialmente para o evento.

As atrações do evento são em grande sua maioria mulheres. Contará com shows, performances, realidade virtual, cervejas artesanais, food trucks, tattoo & piercing, encontro de Djs, aulas de pilotagem, garage sale, venda de acessórios, moda bikers e outras atrações que promete se diferenciar dos eventos de motos que acontecerem por ai.

O espaço contará com área de camping gratuita e com segurança para os amigos de motoclubes que virão de diversas regiões para prestigiar o evento.

“Ficamos muito felizes com a adesão dos motoclubes masculinos que compraram a ideia e estão nos apoiando muito na realização desse encontro nacional. Sinal que eles reconhecem nosso papel e valor”, finaliza a presidente.

Programação

Sexta – dia 8/11

Dj performática

Show Rock´on cerva – 21h

Sábado – dia 9/11

Dj performática

Show Ice´n Fire – 19h

Show Motoroad – 21h

Domingo – dia 10/11

Dj performática

Show Plano Z – 18h

Show Thunder Rock – 20h

Serviços

III Encontro Nacional Minerva´s MC

Local: Concha Acústica – Centro – Niteroi

Datas: 8,9 e 10 de novembro

Horários: sexta (das 18h às 00h), sábado (das 16h às 00h) e domingo (das 16h às 23h)

Entrada franca – Leve 1 kl de alimento não perecível para o banco da cidade