Procon encontra produtos vencidos em supermercado de Maricá

7 de novembro de 2019 0 Por Francisco Avelino

Parte dos produtos estavam expostos na área de vendas

Parte dos produtos vencidos estavam expostos na área de vendasFoto: Divulgação

Nesta terça-feira (05/11), os fiscais do Procon Estadual, autarquia vinculada a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, fiscalizaram um supermercado em Maricá, na Região do Lagos, a pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). O estabelecimento foi autuado por não cumprir o seu Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MPRJ em relação a problemas estruturais que comprometiam a higiene do local e a produtos fora da validade e sem a especificação de seu prazo de vencimento. Na vistoria, os fiscais encontraram o total de 54kg e 414g de produtos impróprios para o consumo. Tudo foi descartado pelos funcionários do estabelecimento diante dos fiscais. 

A vistoria ocorreu na filial da Rede Economia, localizada na Rodovia Ernani do Amaral Peixoto, km 22,5, Gleba C, Área 5B. Foram encontrados na fiscalização 12kg de carnes bovinas na câmara congelada sem especificação quanto à sua manipulação e data de vencimento. Entre os produtos fora da validade encontrados havia 27kg e 400g de carne salgada curada, 3kg e 164g de cocada branca cremosa vencida, 2kg e 606g de doce mamão com coco, 2kg e 228g de goiabada cremosa, 2kg e 86g de doce de figo em calda, 1kg e 780g de fraldinha resfriada maturada, 1kg e 252g de maminha de alcatra, 1kg 524kg de picanha maturada e 374g de doce de leite. A maior parte dos produtos vencidos estava exposta na geladeira da área de vendas. Apenas a carne salgada curada se encontrava na câmara resfriada de carnes. 

Entre os problemas estruturais encontrados havia ralo sem tela de proteção e piso rugoso, tanto na câmara congelada quanto na câmara resfriada de carnes. Nesta última também havia pontos de ferrugem na porta e na estrutura de aço interna.

Fonte: Jornal O São Gonçalo