Jogos Estudantis: Dia de handebol lota quadra do Centro

Jogos Estudantis: Dia de handebol lota quadra do Centro

9 de outubro de 2019 0 Por Francisco Avelino

Muita emoção e vibração marcaram o dia do handebol nos Jogos Estudantis de Maricá nesta terça-feira (08/10). Divididas em quatro categorias com idades entre 13 e 19 anos, 30 equipes disputaram os títulos entre si no sistema de mata-mata.

Os jogos aconteceram na quadra do Colégio Cenecista Maricá, no Centro, e atraíram um bom público. A premiação de todos os ganhadores acontece numa cerimônia prevista para novembro. Os jogos são uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Educação.

O destaque do dia foi o Colégio e Curso Prima, que levou quatro das oito disputas do dia. Para o técnico das equipes de handebol da escola, Carlos Diego Camacho, o torneio é proveitoso para formar o gosto pelo esporte.

“É bom para trabalhar a questão do esporte com os jovens e formar times para representar Maricá no futuro, ainda mais no handebol, esporte que eu pratiquei”, ressaltou.

Aluna também do Prima e meia esquerda do time feminino, Priscila Carvalho concorda com o treinador. “Está sendo incrível participar proque promove o esporte e nos ensina a jogar em equipe”, disse ela, que é aluna do 1º ano do ensino médio.

Já o atacante e armador do time do Colégio Estadual Elisiário Matta disse que o incentivo da torcida é importante. “É bom ter a força da galera e a gente agradece, mas o time também é forte”, afirmou Gabriel Silva, conhecido como “Calça”, que estuda no 3º anos médio.

Nas arquibancadas, além do barulho dos jovens torcedores (na maioria colegas de turma dos atletas), havia também alguns pais que foram torcer pelos times dos filhos. Um deles foi o motorista de transporte escolar Celso Messias, de 68 anos, pai da goleira Ludmila, que defende o Instituto Federal Fluminense (IFF).

“Estamos aqui para torcer por ela, mas acho isso uma grande iniciativa para os jovens, de grande valia mesmo, porque ocupa a mente deles”, observou ele, que mora no Flamengo.

Para o coordenador do Núcleo de Esportes da Secretaria de Educação de Maricá, Cristiano Silva, a presença do público mostra o sucesso dos Jogos Estudantis.

“Tivemos essa surpresa de ver a quadra lotada para as disputas do handebol, ficamos felizes com esse bom público”, disse ele, ao lado de Sônia Andrade, que é coordenadora de Programas e Projetos Intersetoriais.

“Esta é a segunda edição desde que resgatamos os jogos, e o mais gratificante é ver a integração das unidades escolados de todo o município”, avaliou.

Uma realização da Prefeitura de Maricá através da Secretaria de Educação, os jogos foram abertos numa solenidade na Praça Orlando de Barros Pimentel, no último dia 27 de setembro. Ao todo, 60 escolas das redes pública e privada participam das competições, que seguem em diferentes espaços até o início de novembro.