Candidatos de Medicina realizaram vestibular para 18 vagas no Passaporte Universitário

Candidatos de Medicina realizaram vestibular para 18 vagas no Passaporte Universitário

8 de setembro de 2019 0 Por Francisco Avelino

Na manhã deste domingo (08/09), 64 candidatos para o curso de Medicina na Universidade Estácio de Sá prestaram o vestibular para 18 vagas de bolsas integrais oferecidas no programa Passaporte Universitário. As provas aconteceram no CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro.

Para este vestibular, foram permitidas inscrições de candidatos nas modalidades de reingresso ou transferência, que já possuíam graduação em nível superior na área da saúde ou oriundos do primeiro processo seletivo do programa – no qual não havia a oferta de vagas em medicina – e que estivessem matriculados nos cursos de enfermagem, biomedicina, psicologia, educação física, odontologia, farmácia, fisioterapia, medicina veterinária, fonoaudiologia ou nutrição.

“Esse sonho é de muitos candidatos. É uma emoção muito grande para nós estar aqui hoje”, disse a secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa. 

Por ser um curso caro, muitos candidatos deixaram o plano de cursar Medicina de lado e optaram por outras profissões na área da Saúde. Foi o caso de Beatriz Amaro, de 20 anos, que mora em Itapeba. Aluna de enfermagem pelo Passaporte, tentava a transferência por meio do vestibular.

“Sempre quis fazer medicina, mas não havia o curso, então optei pela enfermagem. Quando soube que abririam vagas de transferência, fiquei feliz com a possibilidade de conseguir, finalmente, uma vaga em Medicina”, disse.

Lucas do Nascimento, de 22 anos, mora em Itaipuaçu e também estava tentando uma colocação entre as 18 vagas. Quer um dia poder cuidar dos moradores de Maricá.

“No primeiro período, quando entrei, não existia o curso de medicina, então optei pela Biomedicina. Se entrar, tenho vontade de me formar em médico de família e atuar aqui na cidade”, falou.

Para o médico veterinário Roger Rebello, 40 anos, morador de Itaipuaçu, a possibilidade de cursar Medicina despertou um sonho antigo e sua intenção é trabalhar na mesma área que exerce atualmente na veterinária, o diagnóstico por imagem.

“Tentei o reingresso por conta da possibilidade da realização de um sonho. Conseguindo entrar, tenho a intenção de atuar em geriatria e também no diagnóstico por imagem”, falou. Sobre o Passaporte Universitário não mediu palavras: “essa é uma iniciativa incrível, pois o curso de medicina tem um custo muito elevado e com a ajuda da Prefeitura temos a chance de conseguir essa formação”, concluiu. 

Mariana Azevedo, de 30 anos, é moradora de Inoã e trabalha com biomedicina. “É uma grande oportunidade, estou muito confiante com a prova”, relatou. Formada em nutrição, Soraia Ferreira, de 44 anos, moradora de Itaipuaçu, não exerce a profissão, mas sempre teve vontade de ser médica.

“Eu nunca tive condições de fazer a faculdade e acabei deixando de lado. Quando soube da possibilidade e de cursar totalmente de graça, meu coração se encheu de alegria e eu fiquei muito esperançosa de conseguir. Quero ser cardiologista”, falou.

O resultado será divulgado no dia 12/09 no site do Programa (www.passaporteuniversitario.marica.rj.gov.br) e as matrículas dos alunos selecionados