Travessia Espraiado-Tomascar é o destino deste sábado

27 de agosto de 2019 0 Por Francisco Avelino

Quem mora em Maricá sabe que toda semana é possível conhecer um novo ponto turístico da cidade, numa caminhada guiada por profissionais da Secretaria de Cidade Sustentável, através do projeto Circuito Ecológico. Esta semana, o destino escolhido para o sábado, dia 31/08, é a Travessia Espraiado-Tomascar.

Por ser uma caminhada pesada, com cerca de seis horas (ida e volta) e algumas subidas bem íngremes, o percurso não é indicado para quem não pratica atividade física regularmente ou tem problemas cardíacos.

As vagas são limitadas. Para participar, é preciso se inscrever na Sede da Unidade de Conservação ou pelos telefones 2648-6752 e 99675-5632 a partir das 13h desta quarta-feira, dia 28/08.

Durante o trajeto, o grupo subirá pelo Vale de São Francisco até o cume e descerá em direção a Tomascar. O vilarejo foi uma antiga fazenda, com córregos e cachoeiras, onde ainda existe, embora sem funcionamento, um moinho de farinha de roda d’água, construído no século XIX.

Além de roupa confortável, boné e calçado com travas, é importante levar pelo menos dois litros de água, repelente, protetor solar, roupa de banho, muda de roupa extra, lanche e saco para seu lixo. Quem quiser, poderá almoçar no restaurante da região, que oferece comidas feitas no fogão de lenha gira em torno de R$ 20.

O ponto de encontro do grupo é a Sede das Unidades de Conservação, que fica na Estrada do Espraiado, s/nº, próximo à cachoeira, às 8h. Para os que não moram no Espraiado, um ônibus em direção ao local, sai da Rodoviária do Centro de Maricá por volta das 7h20.