Alunos do João Bezerra realizam 1ª Conferência Ecológica na Lona Cultural

22 de agosto de 2019 0 Por Francisco Avelino

A manhã desta quinta-feira (22/08) foi movimentada na Lona Cultural da Barra. Os alunos do quarto ao nono ano da E.M. Vereador João da Silva Bezerra, também na Barra, realizaram a 1ª Conferência Ecológica apresentando trabalhos realizados ao longo do primeiro semestre. Antes, a escola adotava o sistema de gincanas, mas este ano resolveu pôr em prática o formato de conferência.

Na avaliação da escola a mudança foi acertada. “Trabalhamos em forma de projeto há muito tempo, pois a nossa proposta é fazer com que os alunos possam utilizar seus conhecimentos e os professores acrescentem os deles. Com isso, os alunos têm o sentimento de pertencimento e os projetos dão certo. Eles mesmos se entendem e conseguem realizar as atividades e isso é um ótimo resultado, pois são os executores, tendo ideias e colocando em prática o que pensaram e aprenderam”, disse a diretora Simone Reis.

“Estamos trabalhando com os alunos no intuito de conscientização do meio ambiente e do que acontece ao redor deles. Eles trabalharam com resíduos sólidos, fazendo pesquisas e uma caminhada ecológica. Iremos finalizar, em outubro, com uma feira de ciências”, acrescentou Silvia Lyrio, professora de Educação Física e coordenadora do evento.

Com um formato que privilegiava o lúdico, os alunos fizeram apresentações em forma de batalha de rimas, teatro, vídeos e danças, abordando cada tipo de lixo: hospitalar, midiático (virtual), reciclável, nuclear, escolar, comercial, marinho, espacial, industrial, verde e orgânico.

Fellipe Coelho, de 12 anos, aluno do sétimo ano,  representou o lixo hospitalar, com a roupa carregada de embalagens de remédio, algodões e chumaços de gazes sujos, simulando sangue dos pacientes. “Em nosso trabalho de campo, pudemos conhecer o trabalho do posto de saúde perto da escola  e como é a melhor forma de descarte desse lixo. Precisamos que este lixo não cause nenhum mal a quem recolhe e nem para onde ele é levado”, explicou.

“Não tínhamos participado ainda de atividades da escola aqui na Lona e está sendo uma experiência bem diferente, acho que todos estão gostando. Com os estudos para a Conferência, aprendemos que não se deve jogar lixo na rua e que ele precisa ser descartado em local certo, principalmente, não jogar no mar, pois traz consequências bem ruins para os animais marinhos”, disse Yasmin de Carvalho, de 10 anos e aluna do quinto ano, que vestia uma fantasia de lixo marinho.

Falando de lixo espacial, pouco conhecido e discutido, a turma do oitavo ano abordou esse tema com um vídeo explicativo. “Lixo espacial é todo objeto lançado no espaço e que não é mais útil, como satélites desativados. Essa Conferência serviu para que todo mundo aprendesse um pouco sobre esses tipos de lixos que ninguém vê, mas que pode, de alguma forma, influenciar nossa vida e o nosso planeta”, concluiu o aluno Ruan Costa, de 14 anos.