São José de Imbassaí vai ganhar nova passarela de pedestres, no km 22

São José de Imbassaí vai ganhar nova passarela de pedestres, no km 22

31 de julho de 2019 0 Por Francisco Avelino

Um ano depois da instalação da passagem de pedestres, a Prefeitura está cumprindo o cronograma  anunciado quando do início da  implantação dos “traffic calmings” e começou a erguer a primeira das passarelas elevadas previstas para substituírem tais obstáculos no Km 22 da RJ-106, em São José de Imbassaí. A passarela terá uma extensão de 34 metros e 6,50 de altura, com rampas de 2 metros de largura de cada lado. A previsão da Prefeitura é entregar a obra em dezembro. O investimento do município, apesar de a rodovia ser estadual, é de R$ 1,5 milhão.

Nesta quarta-feira, Os primeiros movimentos já começaram às margens da pista sentido Niterói da rodovia. Uma escavadeira já preparou uma das bases para a instalação da fundação.  Outras duas passarelas também estão previstas: uma próxima ao novo Hospital municipal Dr. Ernesto Che Guevara (no km 23) e outra em frente à Escola Municipalizada Inoã, na altura do km 16.

Inicialmente, segundo a Autarquia de Serviços de Obras (Somar), os ‘traffic calmings’ que existem nos kms 16 e 22 não serão retirados. No entanto, a notícia da nova passarela agradou bastante os moradores de São José de Imbassaí, afirmando que a nova passagem será mais segura. “Teve um dia em que quase fui atropelada aqui porque um carro parou mas o motoqueiro não quis parar e ‘cortou’ o carro, e ainda me xingou ao passar. Na passarela não vai ter mais esse perigo”, projetou a enfermeira Edilene da Silva Vieira, de 43 anos, moradora há quatro anos do loteamento Marine.

A mesma opinião teve Valcir Francisco dos Santos, de 66 anos, que tinha ido buscar a neta Maria Fernanda, de 4 anos, no CAIC Elomir Silva, onde é aluna do pré-escolar. “Tem gente que para e os que não param, acho que vai ser melhor para as crianças que entram e saem da escola. Mas depois de pronta o povo vai ter de usar também, senão não adianta”, alertou ele.