Instituto Darcy Ribeiro lança “Maricá em Números” durante Expo Maricá

29 de julho de 2019 0 Por Francisco Avelino

O Instituto Darcy Ribeiro (IDR), autarquia municipal de informações e pesquisas, lançou o estudo “Maricá em Números” na 11ª edição da feira de negócios Expo Maricá. O documento reúne indicadores sobre diversos aspectos da cidade.

Elaborado pela equipe de pesquisa do instituto, esse é o primeiro trabalho produzido sobre dados só de Maricá. “É o ponto de partida para todos os projetos que o IDR vai desenvolver. Um material rico, com dados coletados em mais de 20 fontes”, explica Alan Novais, presidente do instituto.

Dados sobre a população, meio ambiente, educação, saúde, economia e outros segmentos são dispostos com destaques para os números, sobretudo quando há histórico comparativo, o que permite observar as mudanças pelas quais a cidade passou ao longo dos anos.

O levantamento aponta que o município cresceu em diversos segmentos. Na educação, o número de matrículas do ensino fundamental, que era de 15.574 em 2018, pulou para 16.457 em 2019, representando um aumento de 5,6%. A economia registra crescimento tanto no número de estabelecimentos formais, como no índice de trabalhadores com carteira assinada. Além disso, as receitas municipais acompanharam a tendência de crescimento.

Além de reunir e guardar as informações sobre Maricá, o IDR é também um centro de inteligência. “O ‘Maricá em Números’ é resultado de uma parte do nosso trabalho. Outra importante atividade do IDR, que vai impactar em toda a população, é que o conjunto de informações e estudos serão cruzados. Isso vai possibilitar desenvolver políticas públicas com maior precisão”, completa Novais.