“Reflexões Sobre o uso do Álcool e Outras Drogas” é tema de roda de conversa 26 de julho de 2019118 0

28 de julho de 2019 0 Por Francisco Avelino

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas Inclusivas, realizou nesta sexta-feira (26/07), na sede da pasta, no Centro, a 6º edição de sua roda de conversa sob o tema “Reflexões Sobre o uso do Álcool e Outras Drogas”. Mediada pela professora e coordenadora da Rede Quimera, Maria Elisa Pimentel, o evento mensal faz parte do projeto “Conhecendo o Conhecimento” que tem como objetivo promover o encontro e a troca de saberes.

“É sempre um desafio falar sobre drogas. A minha discussão, o meu campo de pesquisa é a violência e o tráfico de drogas, mas durante minha trajetória profissional percebi que não dá para pensar nisso sem discutir o que de fato é droga. Esse debate é amplo e muito necessário”, afirmou a palestrante Elisa Pimentel, graduada em serviço social, com mestrado na UERJ e doutorado na UFRJ em educação.

Ainda segundo Elisa é preciso desmistificar um pouco o assunto. “Falar a respeito das drogas é sempre um assunto carregado, um conceito ideologizado, estigmatizado que qualquer coisa que parta disso dificulta o entendimento das pessoas, então o primeiro passo é discutir o que é droga, como isso se compõe e de onde isso vem e, por isso, hoje vamos mapear um pouco onde estamos caminhado e buscaremos ampliar o nosso atendimento sobre essa questão”, frisou a palestrante.

Para as assistentes sociais Eliane Costa, de 34 anos, moradora de Jacaroá e Inês Costa, de 32 anos, moradora de Araçatiba, o evento é uma ótima oportunidade para absorver conhecimento. “Participar de rodas de conversas como essa é sempre muito importante principalmente na minha profissão, onde é preciso ter um entendimento mais amplo e estar capacitada para entender e atender as pessoas”, afirmou Eliane. “Como esse é um assunto que eu não domino posso dizer que saio daqui hoje muito mais preparada”, garantiu Inês.

“Essa roda de conversa existe para ampliar o debate, ampliar as discussões e a troca de saberes como sempre buscamos fazer. O que cada palestrante que participa deste evento traz se complementa com o conhecimento do outro e com isso vamos trabalhando dentro do nosso município um conceito mais amplo na relação da dependência química, da violência, da saúde e de todas as questões sociais que esse tema abrange”, concluiu Sheila Pinto, secretária de Políticas Inclusivas.