Interação entre atletas brasileiros e japoneses marca 8º Desafio de Futebol de Campo

Interação entre atletas brasileiros e japoneses marca 8º Desafio de Futebol de Campo

25 de julho de 2019 0 Por Francisco Avelino

Mais importante que o resultado do 8º Desafio Internacional de Futebol de Campo Brasil X Japão, que sagrou o Esporte Clube Maricá, na manhã desta quinta-feira (25/7), foi a interação entre os jogadores de Maricá, São Gonçalo e Chiba, cidade a 40 km de Tóquio, no Japão. Mesmo sem entender a língua japonesa, os jogadores interagiram no campo e fora dele.

Zagueiro do Esporte Clube Maricá, Gustavo Pacheco, de 14 anos, fez o gol da vitória sobre o Maricá Futebol Clube e adorou o torneio. “Mais do que jogar bola, tivemos contato com uma cultura de outro país. Isso é sensacional”, relatou.

Para o meia-atacante da equipe do karanba, de São Gonçalo, Allison Henrique Góes, de 14 anos, mais importante que vencer é poder fazer amigos. “É muito bom estar aqui conversando com jovens da nossa idade que moram em outro país”, destacou.

Mais de 100 atletas de 14 a 15 anos participaram do desafio, realizado pela Secretaria de Esporte e Lazer, que reuniu quatro equipes: Maricá F.C. (formada por alunos do projeto da secretaria de Esportes, Maricá + Esportes Competições de Alto rendimento), Esporte Clube Maricá, projeto Karanba, de São Gonçalo, e o time Abelhas Chiba Football Club, do Japão.

Com diferença de apenas um ponto, o Esporte Clube Maricá conquistou o desafio internacional. Em segundo lugar, ficou Maricá Futebol Clube, com seis pontos; o terceiro ficou com o Karanba de São Gonçalo, com quatro pontos, e na quarta posição ficou com a equipe do Japão Abelhas F.C., que não pontuou. Todos os participantes receberam medalhas e as três melhores equipes receberam troféus.

A equipe do Maricá Futebol Clube tem como destaque o volante e artilheiro João Vitor Tavares e o meia-atacante Fellipe da Silva Resende, ambos de 15 anos. Para Fellipe, morador de Itaipuaçu, é maravilhoso poder conhecer atletas do Japão. Já para João Vitor, morador de Ponta Grossa, esse torneio é maravilhoso para conhecer o jogo cadenciado da equipe japonesa. “É excelente poder tocar a bola com eles e conhecer o jeito e a cultura japonesa”, disse o volante.

Destaques da equipe Abelhas FC, do Japão, Yamato Higashide, meia-ofensivo, e o volante Haruki Ouchi, ambos de 14 anos, consideram essa competição uma grande oportunidade de conhecer os segredos do futebol brasileiro.

“Queremos aprender o toque de bola e ter qualidade de jogo do Brasil. Sempre é muito bom esse intercâmbio”, disse Yamato, que tem como ídolo Neymar Júnior. Já Haruki, que faz parte da seleção da Província de China, acha fundamental essa troca de experiências. “Sempre é motivador conhecer novos lugares e novas pessoas, trocar vivências e poder aprender a jogar com os brasileiros”, destacou o volante, que considera Ronaldinho Gaúcho e Takefusa Kubo, meia-atacante japonês que atua no Real Madrid, como seus grandes ídolos.

Independentemente do resultado, o técnico da equipe Abelhas Chiba Football Club, Ryosuke Furukawa, considera uma excelente oportunidade a interação cultural brasileiros e japoneses. “Eles aprendem muito e chegam ao Japão deslumbrados, cheios de ideias e energia pulsante”, destacou. Para o técnico, a disciplina é o elemento que faz a diferença na equipe. “Eles pensam em conjunto e querem muito ter um futebol de qualidade que seja referência assim como o brasileiro”, explicou o técnico destacando que o Abelhas Chiba Football Club, fundado em 2010, é um time que possui várias categorias Top Team, como é chamado os adultos, que disputam o campeonato regional da segunda divisão do Estado.

As equipes jogaram entre elas com disputas de um tempo de 30 minutos. No primeiro confronto, a da equipe do Maricá F.C. goleou, por 4X0, a equipe Abelhas do Japão. Em seguida, o jogo entre os times E.C Maricá x Karanba F.C foi mais disputado, levando a decisão para os pênaltis, que garantiu a vitória do time de São Gonçalo, com placar de 2 X 1.

No terceiro jogo do desafio, a equipe do karanba venceu, por 3 x 0, o time do Abelhas. Num dos jogos mais equilibrados, Maricá Futebol Clube e Esporte Clube Maricá se enfrentaram e uma jogada foi decisiva para marcar a vitória do Esporte Clube, pelo placar, de 1 X 0. No quinto jogo, o Maricá Futebol Clube goleou o karanba por 4×0. E com placar de 5 X 1, a equipe do Esporte Clube Maricá do goleou a equipe do Japão.