Mais de 6 mil pessoas curtem primeiro dia do Arraiá São João do Oscar, no Caminho Niemeyer

Mais de 6 mil pessoas curtem primeiro dia do Arraiá São João do Oscar, no Caminho Niemeyer

20 de julho de 2019 0 Por Francisco Avelino

Neste sábado (20), quem anima a festa é a cantora Preta Gil

Mais de 6 mil pessoas foram conferir o primeiro dia do Arraiá São João do Oscar, no Caminho Niemeyer, na sexta-feira (19). Nem o friozinho do inverno atrapalhou a festa, embalada por muita música boa, brincadeiras, quadrilhas e comidas típicas. O grupo Falamansa – que está comemorando 20 anos de carreira – foi o destaque da noite. O evento é uma realização da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Cultura, da Fundação de Arte de Niterói, da Coordenadoria Geral de Eventos e do Caminho Niemeyer.

Quem abriu os festejos foi o DJ Campana, que tirou a galera do chão com muito forró, seguido pelo músico Beto Sol, com um rico repertório (desde “Espumas ao Vento” ao “Nosso Santo Bateu”). E, como não pode faltar em uma festa caipira, teve também a quadrilha Balão Dourado, com direito à casamento. A música não parou e a animação tomou conta do local. Muita gente feliz, cantando, pulando, pegando seu par e dançando agarradinho. E também teve área kids a noite toda para os pequenos. As atrações foram apresentadas pelos artistas Eleusa Mancini e Juliano Antunes.PUBLICIDADE 

O ponto alto da noite foi quando o grupo Falamansa subiu ao palco, pouco depois das 21h. Mantendo sua formação original e suas músicas com raízes bem fincadas no forró, levou toda sua alegria para o São João do Oscar, com um setlist repleto de músicas conhecidas como “Rindo à Toa”, “Xote da Alegria” e “Esperando na Janela”, além das performances dos clássicos de Dominguinhos, Luiz Gonzaga e Alceu Valença. Tato, o vocalista do grupo, não escondeu a satisfação de poder se apresentar no Caminho Niemeyer e para tanta gente.

“Esta noite é muito importante para nós. Estamos comemorando 20 anos de banda, neste momento tão importante na nossa história, que são os festejos juninos que, cada vez mais, nos inserem na cultura brasileira através da nossa música. Muito feliz de estar aqui, presente neste local, onde grandes artistas já se apresentaram. Um lugar sagrado para a cultura brasileira. É motivo de grande responsabilidade, mas também de grande alegria para o Falamansa”.

Para fechar com chave de ouro, a Sinfônica Ambulante botou todo mundo pra pular com suas releituras carnavalizadas de canções tradicionais de São João.

“Nós, da Sinfônica Ambulante, estamos muito felizes de fazer parte desta festa. No ano passado, nós participamos também. Este ano, tomou uma proporção muito gigante. Um palco lindo, maravilhoso! Atrações renomadas… E a expectativa está enorme, pois tem um público gigante e queremos fazer o mais bonito possível com as nossas releituras musicais, de canções também do repertório junino”, explicou Edison Matos, saxofonista da banda.

Para André Diniz, presidente da Fundação de Artes de Niterói (FAN), a festa de São João vai além de uma simples comemoração: “O São João do Oscar é mais uma atividade gratuita, de qualidade, que oferecemos. Ele reflete o clima que a cidade vive, o clima pulsante da cultura. Por isso convidamos a todos que venham participar dessa festa, que certamente entrará para o calendário oficial da cidade.”

Programação – Mas a festa está só começando! Neste sábado (20), o destaque fica por conta da cantora Preta Gil, que subirá ao palco às 21h.  Preta promete colocar o público para dançar com o “Arraiá da Preta Gil” e um setlist todo especial para a ocasião.

Mais cedo, às 17h, haverá apresentações do infantil Violúdico e, a partir das 18h, Casamento na Roça e danças folclóricas. Em seguida (19h), será a vez da cantora Tati Veras ditar o ritmo no local. Às 19h45, quem tiver coragem poderá participar do torneio do Touro Mecânico e testar suas habilidades de vaqueiro. Às 20h45, a Quadrilha esquenta o público antes da apresentação da cantora Petra Gil. Encerra a noite (às 22h30) Maurício Paraxaxar, que terá como convidado especial o compositor Moyses Marques.

Neste domingo, animam o Arraiá o trio Espírito Santo, às 15h, Bia Bedran, às 17h, Folia de Reis, às 18h, e Marcelo Mimoso, às 19h. O torneio de touro mecânico e a Quadrilha voltam a ocorrer, às 19h45 e 20h15, respectivamente. Às 21h, a cantora Lucy Alves, ganhadora do “The Voice Brasil” e nova estrela do forró, mostrará músicas autorais, como seu novo single “Mexe Mexe”, com sua voz marcante mesclando os gêneros nordestinos com o pop. Pedro Miranda e o Forró da Gávea encerram a festa a partir das 22h30.

O Fluminense