Requerimento para criação da CPI da Enel é lido em sessão

Requerimento para criação da CPI da Enel é lido em sessão

junho 10, 2019 0 Por Francisco

Deverão ser escolhidos, em breve, os nomes dos vereadores que vão compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para fiscalizar os serviços prestados pela Enel em Maricá. O vereador Cemar (Solidariedade) informou, durante sessão ordinária “Hoje o presidente vai convocar a primeira reunião para montarmos a comissão”.

O vereador Marcinho da Construção (DEM) também falou sobre sua experiência na audiência pública da Enel em Brasília. “Estive em Brasília, presidida pelo deputado Áureo e pela Zeidan. Vejo o quanto é importante unirmos forças. Cada legislador e deputado precisa se unir par trazermos melhorias na prestação de serviço”.

Educação – O vereador Robgol (PT) relembrou que será feito, na próxima semana, o cadastramento de maricaenses que queiram participar do programa Passaporte Universitário para aquisição de bolsas de estudos.

Turismo Transporte Público – O vereador Ismael Breve (DEM) elogiou o Poder Executivo pela parceria com Nova Friburgo para buscar melhorias para o Turismo. O vereador Chiquinho voltou a reclamar dos serviços prestados pela Empresa Pública de Transporte (EPT).  Ele explicou que faltam ônibus escolares em circulação. Em resposta, o líder do Governo, Fabrício Bittencourt, explicou que os veículos escolares passarão por reformas.

O vereador Ricardinho Netuno (Patriotas) pediu fiscalização e ordenamento no trânsito de Itaipuaçu, principalmente nos horários de entrada e saída das escolas. Em resposta, o presidente da Câmara, Aldair de Linda, explicou que a prefeitura está trabalhando na elaboração do plano de estacionamento rotativo. “O Centro do Barroco terá estacionamento rotativo. Então, isso será resolvido rapidamente”.

Votações do Dia – Foi votado veto parcial ao Projeto de Lei nº 189 de 27 de setembro de 2018 de autoria do vereador Felipe Paiva, encaminhado através do ofício PMM/gab nº 127/2019, que dispõe sobre a Campanha de Prevenção contra Hipertensão e Aterosclerose em crianças no município.

Também foi Projeto de Lei nº 110/2017 de autoria do vereador Rony Peterson, que estabelece e institui a quinzena do Meio Ambiente destinado ao corpo discente da Rede Municipal em que conscientiza políticas de preservação do patrimônio natural do município. Os parlamentares também votaram PL nº 162/2018 de autoria do vereador Marcus Bambam que institui no calendário oficial do município de Maricá “A Chegada do Papai Noel” e “A Queima de Fogos de Reveillón” na orla de Araçatiba. Também foi votado Projeto de Lei nº 194/2018 de autoria do vereador Marcinho da Construção que institui no calendário oficial do município o evento Festival Gastronômico a ser realizado anualmente.

Também foi votado PL nº 206/2018 de autoria do vereador Fabrício Bittencourt, que institui no calendário oficial do município o Dia da Merendeira Escolar. Foi votado PL nº 211/2018 de autoria do vereador Ricardinho Netuno que institui a Semana da Educação para a Vida. Foi votado parecer da Comissão de Defesa e Proteção dos Animais, ao PL nº 024/2019 de autoria do vereador Ricardinho Netuno, pela aprovação com emendas na ementa e emenda modificativa ao artigo 7º, que institui o Programa Banco de Ração e Utensílios para Animais no município.

Os vereadores votaram moção de autoria do vereador Dr. Richard, à diretoria adjunta do Colégio Estadual Eliziário Matta, Ana Cristina Nicolau Torres. Também foi votada moção de autoria do vereador Marcus Bambam a Jorge Batista.