Vigilância Sanitária contabiliza 172 inspeções em um mês de atuação na força-tarefa da Prefeitura no Centro

Vigilância Sanitária contabiliza 172 inspeções em um mês de atuação na força-tarefa da Prefeitura no Centro

junho 6, 2019 0 Por Francisco

Fiscais aplicam 48 infrações e descartam 92 quilos de produtos na ação que envolve outros órgãos e é coordenada pela Seop 

A Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa) contabilizou 172 inspeções em restaurantes, bares e demais comércios de alimentos do Centro, no primeiro mês da força-tarefa de ordenamento urbano que a Prefeitura do Rio iniciou na região em 30 de abril, coordenada pela Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop). Somados os dados das sete vistorias realizadas no último dia 31, a Vigilância aplicou no período 48 infrações e interditou três estabelecimentos (dois eles totalmente), descartando 92 quilos de produtos impróprios ao consumo. Entre as multas, metade (24) foi por falta de higiene, oito por rotulagem inadequada, cinco por alimentos vencidos, quatro por falta de higienização em reservatórios de água, três por falta de uso de uniformes e três por manipulação de dinheiro e alimentos ao mesmo tempo.

Além de atuarem com foco em fatores como a higiene e as condições de armazenamento dos produtos, os fiscais inspecionam os espaços conferindo, por exemplo, a localização de banheiros, que não podem estar próximos a balcões de alimentos. Ao todo, técnicos da Vigilância emitiram 52 termos de intimação com exigências e prazos a serem cumpridos para adequações estruturais e de limpeza e organização em depósitos. Entre outros protocolos adotados nas fiscalizações, as equipes conferem a licença sanitária que, como previsto no novo Código Sanitário do Município, a partir desse ano, deve estar exposta em local visível e de fácil acesso ao consumidor.

Os profissionais da Vigilância reforçam também as orientações aos comerciantes e funcionários sobre as condutas de boas práticas na manipulação e armazenamento de alimentos, divulgando informações sobre os cursos gratuitos de capacitação oferecidos pelo órgão, a maioria, da sede a Rua do Lavradio, 180, na Lapa. Além da Subvisa e da Seop, a força-tarefa com a atuação de equipes de outros órgãos públicos, como a Comlurb, a Guarda Municipal e a Superintendência do Centro.