Cine Henfil recebe 2° Seminário Empresarial de Turismo de Maricá

Cine Henfil recebe 2° Seminário Empresarial de Turismo de Maricá

maio 29, 2019 0 Por Francisco

O 2° Seminário Empresarial de Turismo de Maricá aconteceu nesta quarta-feira (29/05) no Cinema Henfil, no Centro. O encontro, que reúne grandes, médios e pequenos empresários locais e os de fora da cidade, teve o objetivo a atualização do setor empresarial do município e a ampliação da informação aos agentes prestadores de serviços, entre hotéis, pousadas, restaurantes, atrativos turísticos, entre outros agentes ligados ao setor.

O evento foi organizado pela Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Turismo, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ).

“O fundamental disso é trabalharmos juntos a fim de gerar mais emprego para o nosso povo que é muito carente disso”, afirmou o secretário de Turismo, Robson Dutra.

Dentre os temas abordados no seminário estão a discussão sobre “O novo turismo e a ampliação das oportunidades de negócios para os destinos”; “A importância do calendário de eventos para o desenvolvimento de um destino turístico: parcerias/gestão compartilhada e associativismo”; “Marketing 4.0 – competitividade no mercado turístico” e “Formação de arranjos produtivos locais: Case – Desenvolvimento do Polo Cervejeiro de Nova Friburgo e Região”.

Abrindo o evento, o presidente da Codemar, José Orlando Dias, sinalizou que o seminário é importante para mostrar aos empresários as ações desenvolvidas pela Prefeitura no setor de turismo, a fim de estabelecer relações com o mundo empresarial.

“Essa interação é importante para que o empresário se posicione em relação aos seus investimentos que têm de ser feitos. E, para nós, é importante porque a infraestrutura turística é essencial para os nossos projetos”, declarou o presidente da Codemar.

Além dos temas abordados, o seminário serviu como oportunidade para ser apresentado o “Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável – Maricá 2030”; o “Projeto Hospedar”, da Secretaria de Trabalho; programas e ações para o desenvolvimento do turismo realizados pela Codemar e discutir propostas para a reestruturação do Conselho Municipal de Turismo de Maricá.

Para o presidente da Câmara dos Diretores Lojistas (CDL- Maricá) e do Maricá Convention & Visitors Bureau (MC&VB), Paulo Santos, a expectativa é que este segundo encontro fortaleça ainda mais a relação entre os empresários, assim como ocorreu após o primeiro 1º seminário realizado na mesma data no ano passado, no qual resultou na criação da Rota Gastronômica do município.

“Esperamos que através desse seminário possamos ter um outro nível de desenvolvimento. Hoje existe um nível de maturidade na cidade bastante diferente e muito interessante, com muitas empresas e empresários já se aproximando do município e trazendo conhecimentos”, avaliou Paulo Santos.

Entre os convidados, participaram a consultora, mestre e bacharel em turismo, Vaniza Schuler; a turismóloga e diretora de eventos, Márcia de Paula; o engenheiro, membro do Conselho Nacional de Turismo, Milton Zuanazzi, entre outros.