Megaoperação garante transferência de 450 presos de cadeia em Niterói que abriga maior facção criminosa do Rio

24 de maio de 2019 0 Por Francisco Avelino

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do Rio realiza uma megaoperação, na manhã desta sexta-feira, no Instituto Penal Edgar Costa, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Todos os presos da cadeia — cerca de 450 — serão transferidos para unidades prisionais no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio.

Pouco antes das 6h, a Rua São João, que dá acesso à unidade, foi fechada por agentes penitenciários.

O Edgar Costa abriga presos da maior facção do Rio que cumprem pena no regime semiaberto. Alguns deles têm direito a sair do presídio para visitas à família ou para trabalhar, como prevê esse regime prisional. Há, no entanto, uma parcela dos presos que não conseguiram autorização para essas saídas.

O presídio tem capacidade para 383 detentos e possuía uma taxa de superlotação de 20%. A unidade tem um histórico alto índice de evasão, que ocorre quando os presos não retornam à cadeia após as saídas autorizadas pela Justiça.

Para o Instituto Penal Edgar Costa serão encaminhados presos de outra facção criminosa do Rio que também cumprem pena no regime semiaberto, possuem condenações baixas e estão no Complexo de Gericinó.

Carolina Heringer O Extra