Tarquinio Almeida: Comlurb rende homenagem ao seu maior patrimônio: o gari

Tarquinio Almeida: Comlurb rende homenagem ao seu maior patrimônio: o gari

16 de maio de 2019 0 Por Francisco Avelino

São eles que entregam a cidade limpa aos cariocas e turistas depois do Reveillon, Carnaval, grandes eventos como Olimpíadas, Rock in Rio e muitos outros

Rio – A Comlurb comemora nesta quinta-feira o Dia do Gari. Figura emblemática da cidade, esse profissional está presente não só na rotina dos cariocas como nos momentos mais felizes e também os mais críticos. São eles que entregam a cidade limpa aos cariocas e turistas depois do Réveillon, Carnaval, grandes eventos como Olimpíadas, Rock in Rio e muitos outros. São eles também, o conhecido exército laranja, que foram em massa às ruas ajudar na recuperação do Rio depois das fortes chuvas em fevereiro, que causaram grandes prejuízos materiais e até mesmo perdas de vidas humanas.

Não importa se está com a vassoura na mão varrendo ruas, se em cima de um caminhão compactador em busca de sacos de lixo, ou com uma motosserra na mão podando uma árvore, ora sob o sol inclemente do verão ora debaixo de torrenciais temporais, o importante é que o trabalho não para, 24 horas por dia, 365 dias por ano. As funções dos garis não se resumem a varrição, coleta de resíduos e poda de árvores. Existem diversos serviços realizados por eles que a maioria da população desconhece: capina e roçada, limpeza das caixas de ralo, de túneis durante a madrugada, do espelho d´água da Lagoa Rodrigo de Freitas, de escolas da rede municipal, das areias das praias e nas feiras livres, recolhimento de entulhos de obras e bens inservíveis, manutenção de mobiliário urbano e brinquedos nas praças, remoção de pichações, combate a vetores e limpeza e desinfecção de hospitais municipais.

Os garis recebem treinamento específico para garantir segurança na tarefa e na sua saúde. Se trabalham, por exemplo, com podas, são orientados por engenheiros florestais, e os que fazem a limpeza de encostas, recebem curso de técnicas de rapel com a Defesa Civil.

O concurso público para gari da cidade do Rio de Janeiro é um dos mais requisitados e aguardados. E o reconhecimento da administração municipal pelos garis se reflete no fato de ser a única categoria que conta com reajuste salarial todos os anos, mesmo com as dificuldades financeiras atuais. A Companhia oferece a melhor cesta de benefícios da categoria no país, que soma mais de 20 itens, incluindo planos de saúde e odontológico extensivos aos dependentes, auxílio-creche, entre outros, e o mais alto vale refeição pago por toda a Prefeitura do Rio. Como presidente e trabalhador da casa há mais de 40 anos só posso repetir nesse dia, com muito orgulho, o lema da Companhia: Somos todos garis.

Tarquinio Almeida é presidente da Comlurb

O DIA