Vigilância Sanitária tem semana de capacitação gratuita em diversas áreas

Vigilância Sanitária tem semana de capacitação gratuita em diversas áreas

maio 13, 2019 0 Por Francisco

Além das qualificações oferecidas na sede, órgão retoma o curso de Manipulação de Alimentos, o seu carro-chefe, em bairros.

A Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses do Rio segue com a Agenda 2019 de capacitação gratuita em sua sede, na Rua do Lavradio, 180, Lapa, onde técnicos da Superintendência de Educação se revezam nas aulas que contemplam os mais diversos públicos nas áreas de saúde, alimentos e zoonoses. As atividades da semana começaram nesta segunda-feira, 13, com noções de higiene para profissionais de beleza e bem-estar, como clínicas depilatórias e barbearias. Também nesta segunda, a Vigilância retomou, em bairros de suas cinco inspetorias regionais, a qualificação em Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, o seu carro-chefe. O primeiro foi na Zona Oeste, no Poupa Tempo do Bangu Shopping. O calendário e a cartilha com o conteúdo de todos os cursos e o número de vagas oferecidas por turma estão em https://bit.ly/2HhKD2U. Os interessados devem fazer a inscrição pelo e-mail geducavisa@gmail.com

Na Lavradio – A agenda de capacitações promovidas na sede da Vigilância prossegue na manhã de quarta-feira, 15, com o curso de Boas Práticas na Esterilização de Materiais Odontológicos, para orientar profissionais da área sobre legislação e higiene. No mesmo dia, das 14h às 17h, será a vez do Controle de Vetores e Pragas Urbanas, para gestores e responsáveis técnicos de empresas do ramo. Fechando a semana, na sexta, 16, haverá mais duas edições de Manipulação de Alimentos: para bares e restaurantes pela manhã, e à tarde para supermercados.

Responsável pelo curso de Esterilização de Materiais Odontológicos que acontece na próxima quinta, a enfermeira Maria Clara Plenamente, sub-gerente da Coordenação de Saúde da Vigilância, adianta que serão discutidos temas como doenças decorrentes da falta de higiene nos consultórios e clínicas odontológicas.

– Os materiais processados, ou seja, que podem e devem ser esterilizados, são causadores em potencial de infecções cruzadas, como hepatites e o HIV, caso o processo de esterilização não seja cumprido corretamente – alerta a enfermeira, que esteve à frente das mais de 50 inspeções já realizadas este ano em clínicas odontológicas.

Nas Inspetorias – Este ano, por conta da implantação do primeiro Código Sanitário do Município que vem exigindo capacitação de muitos segmentos, o curso de Manipulação de Alimentos nas inspetorias acabou sendo adiado para este mês de maio. Veja abaixo o calendário.

1ª Inspetoria (Centro e Zona Sul) – Dias 23 e 30, das 9h às 12h, na sede da Vigilância.

2ª Inspetoria (Tijuca e adjacências) – Dia 15, das 9h às 13h, e dia 29, das 13h às 17h, na Rua Conde de Bonfim, 764, prédio anexo, na Tijuca.

3ª Inspetoria (Zona Norte) – Dia 14, das 9h às 12h, e dia 22, das 13h às 17hs, na Avenida Nossa Senhora da Penha, 42/3º andar, na Penha.

4ª Inspetoria (Barra da Tijuca e adjacências) – Dia15, das 9h às 12hs e das 13h às 17h, na Avenida Ayrton Senna, 2.001, Bloco C, Barra da Tijuca

5ª Inspetoria (Zona Oeste) – Dia 27, das 10h às 13h, no Poupa Tempo do Bangu Shopping.