Dia de São Jorge: Vigilância Sanitária capacita ambulantes e inspeciona festa do santo guerreiro

Dia de São Jorge: Vigilância Sanitária capacita ambulantes e inspeciona festa do santo guerreiro

23 de abril de 2019 0 Por Francisco Avelino

De olho na qualidade e manuseio dos quitutes servidos nos festejos do Dia de São Jorge, a Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses da Prefeitura do Rio inspeciona, a partir das 9h desta terça-feira, dia 23, as barracas na maior festa religiosa do Rio, em Quintino, Zona Norte da cidade. Uma equipe de 12 técnicos vai conferir se os ambulantes cadastrados para trabalhar no local estão praticando o que aprenderam no curso de capacitação de higiene pessoal e das barracas, e as formas de conservação dos alimentos. 

Realizado no último dia 17 no auditório do Mercadão de Madureira, em Madureira, o curso capacitou mais de 60 ambulantes autorizados a atuar na festa do santo guerreiro. Além dos barraqueiros, a atividade contou com a participação de representantes da Secretaria Especial de Ordem Pública (SEOP), Conselho Tutelar, Light e Superintendência Administrativa de Madureira. A qualificação é uma das ações prévias adotadas pela Vigilância Sanitária como forma de ampliar as orientações para minimizar as punições. 

– A nossa missão é atuar na prevenção e na redução de riscos à saúde pública. Para isso, realizamos inspeções e temos investido bastante em ações prévias, como a capacitação, onde passamos conhecimentos e damos uma série de dicas para a proteção não só do público, mas do prestador de serviços também – explica Luiz Carlos Coutinho, um dos técnicos da Superintendência de Educação da Vigilância Sanitária e à frente dos cursos de boas práticas em manipulação de alimentos.