Avianca cancela mais de 300 voos; 8 aviões serão devolvidos na próxima semana

Avianca cancela mais de 300 voos; 8 aviões serão devolvidos na próxima semana

18 de abril de 2019 0 Por Francisco Avelino

Mais de 300 voos já foram cancelados pela Avianca até a próxima segunda-feira (22), devido ao processo de recuperação judicial que enfrenta. Na semana que vem a companhia vai devolver mais oito aeronaves, por decisão judicial.

O cancelamento de matrícula de dez aviões da empresa foi determinado pela Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil, depois que a Justiça acatou o pedido de reintegração de posse dos proprietários.

Segundo a Anac, a entrega das aeronaves será de forma amigável e estava prevista para finalizar no próximo domingo (21). No entanto, foi adiada para reduzir os transtornos dos passageiros, durante o feriado de Páscoa.

O cronograma de devolução dos aviões vai impactar diretamente nos voos e, por isso, a Anac determinou que a Avianca faça a adequação da malha aérea no sistema de vendas de passagens e divulgue abertamente os voos cancelados. A tabela com os cancelamentos está sendo atualizada em avianca.com.br.

Aos passageiros afetados com os cancelamentos, a Avianca orienta que quem efetuou a compra, por agência ou site de viagem, deve procurar a empresa. Mas quem comprou diretamente na Avianca, pelo site, aplicativo ou presencialmente, deve pedir o reembolso no site avianca.com.br/reembolso. No formulário, deve selecionar o motivo “Cancelamento de voo gerado pela Avianca”.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), informou nesta quinta-feira (18), que aguarda da Avianca as seguintes informações: número de assentos vendidos até o momento, distribuição de todos os assentos por voo até 31 de dezembro deste ano, o risco de cancelamento desses voos e as prioridades na escolha de rotas interrompidas.

No caso de cancelamento, a Senacom quer saber, também, o que a Avianca pretende fazer com os voos já vendidos.

O órgão orienta aos passageiros prejudicados com o problema, que registrem reclamação no site consumidor.gov.br.

Agência Brasil / EBC