Depois da Prefeitura de Cabo Frio ter multado a Prolagos, responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto em cidades da Região dos Lagos em R$ 1,5 milhão no início do mês, agora é a vez da Prefeitura de Iguaba Grande aplicar sanções à concessionária. Após vistorias na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município e constatar diversas regularidades, a Prefeitura aplicou uma multa de R$ 1.150.000,00.
De acordo com o município, a vistoria encontrou problema nas redes de gradeamento, que não impediam a passagem de resíduos plásticos para a ETE. Além disso, o tanque de aeração, que possui quatro motores, operava com apenas uma unidade. Ainda de acordo com os técnicos do município, o sistema bactericida estava com tratamento ultravioleta (UV) sem funcionar e não estava sendo realizada a manutenção no processo de centrifugação do iodo.
Todas essas falhas causam danos ao município, pois a chamada água de reuso, que sai da estação após o tratamento e é despejada na Laguna, encontra-se em desacordo com as leis ambientais. A empresa poderá recorrer a essas multas, mas terá o prazo de 90 dias para realizar, na ETE, as adequações solicitadas pela Secretaria de Meio Ambiente. Até o fechamento dessa matéria a Prolagos não havia emitido nota sobre o assunto.
Fonte: Plantão dos Lagos