Passaporte Universitário: estudantes de Maricá iniciam os estudos no Unifeso, em Teresópolis

4 de abril de 2019 0 Por Francisco Avelino

Foi o primeiro dia de Andressa Vicente no Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), conhecendo o corpo docente, os campi e toda a infraestrutura com que vai contar nos próximos anos para se formar uma médica veterinária. “Pesquisei muito antes de decidir qual instituição iria escolher. Tive a recomendação de amigos que já estudam aqui, verifiquei as notas de avaliações externas, a estrutura, a distância e a viabilidade de morar, levando sempre em conta a excelência da faculdade, e então cheguei aqui no Unifeso”. 
Andressa veio acompanhada da mãe, Cristina Vicente, que se mostrou ainda mais ansiosa e emocionada com o momento do que a filha. “Acredito que aqui ela vai ficar muito bem, vai cursar o que sempre sonhou em um lugar perfeito. Agradeço a oportunidade que a minha filha está tendo e que muitos outros terão”, disse. 
A filha de Cristina, assim como outros estudantes de Maricá, iniciou no dia 1º de abril a sua jornada acadêmica. Os calouros vieram estudar em Teresópolis através do Passaporte Universitário: um programa da Prefeitura Municipal de Maricá, através da Secretaria de Educação, que permite a moradores da cidade terem acesso a cursos de graduação do Unifeso, uma das instituições de ensino parceiras da iniciativa.
July Ribeiro, caloura de Odontologia, ficou impressionada pelo tamanho da infraestrutura e pelo atendimento da faculdade. “Todos no Unifeso são muito atenciosos, estou bem impressionada. Este programa está proporcionando a realização de um sonho, porque desde pequena, quando ia ao dentista, sabia que era esta profissão que queria seguir”, contou a ingressante.
Os novos estudantes foram recepcionados pelos professores Verônica Santos Albuquerque, reitora do Unifeso; José Feres Abido Miranda, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, e Kátia Cristina Montenegro Passos, pró-reitora Acadêmica; e pela equipe do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade (NAPPA) e coordenadores de curso.
“Aos poucos, vocês vão se familiarizando com o ambiente acadêmico e com a cidade de Teresópolis, que é segura e tranquila. Sempre falo com os novos estudantes deste importante momento da vida, quando se abre um ciclo de formação. Vocês vão desenvolver, ao longo dos anos no Unifeso, as competências necessárias para se tornarem profissionais qualificados e humanizados”, proferiu a reitora.
“O que vamos fazer é entender o sonho de vocês e a ajudar a realizá-lo. Tenho certeza que não é um sonho fácil, mas temos equipes preparadas para auxiliar a superar essas dificuldades ”, afirmou a pró-reitora. 
O professor José Feres enfatizou aos estudantes o quanto são “pessoas privilegiadas por estarem em um município em que a educação não é prioridade no discurso, mas sim na prática”. Para ele, “este é um passaporte para a vida, que muda a vida das pessoas e da cidade, uma luz no fim do túnel mesmo. Isso porque se trata de uma iniciativa de impacto inclusivo. Para nós é um grande orgulho participar”, garantiu o pró-reitor.