Maricá recebe 9ª Conferência Municipal de Saúde

Maricá recebe 9ª Conferência Municipal de Saúde

29 de março de 2019 2 Por Francisco Avelino

No primeiro fim de semana de abril o município vai receber a 9ª Conferência de Saúde de Maricá. Nos dias 6 e 7, estarão reunidos na sede da Universidade Severino Sombra, no Centro (Faculdade de Maricá), representantes dos Conselhos de Saúde municipais, estaduais e nacionais; representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES), do Ministério de Saúde e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems-RJ).

A partir das 8h, os participantes são esperados para o credenciamento, tendo a mesa de abertura às 10h com a presença do prefeito Fabiano Horta, a secretária municipal de Saúde, Simone Costa, representantes dos conselhos municipais, estaduais e nacionais de Saúde, representante da Câmara Municipal de Maricá, da Escola Nacional de Saúde Pública (Fiocruz – MS), e também os representantes da Cosems, Da SES e do Ministério da Saúde.

Em seguida, haverá a palestra magna, com o tema “Democracia e Saúde”, do professor Daniel Soranz. Das 13h30 às 14h30 terá a mesa de apresentação dos eixos temáticos com os temas: Saúde como Direito – O Conceito Ampliado em Saúde (I); Consolidação do SUS – Princípios e Diretrizes (II) e Financiamento do SUS – Das Conquistas à Fragilização da Seguridade Social (III).

Das 14h30 até 17h30 os participantes irão se reunir em grupos de discussão com os eixos temáticos Saúde como Direito – O Conceito ampliado em Saúde (I), Consolidação do SUS – Princípios e Diretrizes (II) e Financiamento do SUS – Das Conquistas à Fragilização da Seguridade Social (III), concluindo com relatórios das propostas.

No domingo (7), os participantes serão esperados às 8h para o café da manhã, seguido da plenária final para a leitura e votação das propostas. O Relatório da Conferência com as propostas e moções aprovadas em plenário será a partir das 12h, com o encerramento às 12h30 da secretária de Saúde, Simone Costa.

9ª Conferência de Saúde de Maricá

Sábado (06/04) – das 8h às 17h

Domingo (07/04): 8h às 13h

Endereço: Avenida Roberto Silveira, 437, Centro