Vigilância inspeciona peixarias em operação conjunta de ordenamento urbano no Recreio

28 de março de 2019 0 Por Francisco Avelino

Início das prévias da Semana Santa, ação identificou irregularidades e resultou no descarte de 80 quilos de produtos impróprios ao consumo

Técnicos da Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses da Prefeitura do Rio vistoriaram nesta quarta-feira, 27, seis peixarias no Recreio dos Bandeirantes. Uma das ações da operação conjunta de ordenamento urbano coordenada pela Superintendência da Barra da Tijuca na Praça Tim Maia, a fiscalização marcou também o início das inspeções prévias da Semana Santa. Três dos seis estabelecimentos foram infracionados por venda de alimentos sem informação de procedência e um por falta de higiene.

Durante a ação, 80 quilos de produtos impróprios ao consumo foram descartados. A equipe emitiu ainda cinco termos de intimação com exigências e prazos para reparos de irregularidades, como fiação elétrica exposta, material em desuso armazenado incorretamente e problemas na superfície de manipulação do pescado.

– É essencial que o consumidor esteja atento às condições de higiene dos estabelecimentos e confira sempre o rótulo dos produtos com informações como procedência, data de validade e temperatura de armazenamento. Principalmente, no caso de pescado. Com a chegada da Semana Santa, intensificamos nossas ações nos estabelecimentos que comercializam esse tipo de produto para minimizar os riscos à saúde dos consumidores – alerta a médica-veterinária Aline Borges, coordenadora de Alimentos da Vigilância Sanitária do Rio, que prossegue nos próximos dias com as inspeções especiais, incluindo comércios de venda de produtos de chocolates.

Além da Vigilância, participaram da operação equipes de diversos órgãos públicos, como as secretarias de Conservação e Meio Ambiente, e da Assistência Social e Direitos Humanos, Guarda Municipal, Comlurb e Polícia Militar.